Importância do Figurino para o Desenvolvimento da Criança

Importância do Figurino para o Desenvolvimento da Criança

E hoje vamos falar um pouquinho sobre a importância do figurino para o desenvolvimento da criança. 😊

O figurino, utilizado para apresentações, espetáculos, festivais… vai muito além de uma roupa bonita que harmoniza as bailarinas. Ele faz parte de um processo importante no desenvolvimento infantil… Hã? É isso mesmo, o figurino para a criança é a representação concreta da personagem que ela esta vivenciando, e a criança precisa do referencial concreto, de acordo com Piaget, para desenvolver-se e conhecer o mundo.

Mas não para por ai, não. O figurino permite a criança, vivenciar aquele personagem, ou seja, colocar-se no lugar do outro, e é através dessa vivência que a criança desenvolve essa habilidade social tão necessária para a vida em sociedade chamada EMPATIA.

Também é importante que o figurino seja pensado para dança, pois ele precisa dar mobilidade para todos os movimentos da bailarina, deixando-a segura para a experiência do palco. Cuidados com a escolha do tecido, texturas, acabamentos, bordados são indispensáveis pois a criança ao enfrentar uma plateia, seja ela presencial ou através de uma câmera, precisa lidar com uma serie de adaptações e estímulos diferentes de sua rotina diária, portanto o figurino não pode atrapalhar nesse momento, não pode gerar sensações táteis desagradáveis e assim desregula-la sensorialmente, ele precisa dar-lhe segurança, confiança, apoiando-a no processo, afinal muitas plateias precisarão ser enfrentadas na vida, para apresentar um trabalho escolar, o TCC, ou um projeto no trabalho, e nada melhor do que começar a desenvolver essa habilidade dançando com um grande suporte emocional, ludicidade numa experiência maravilhosa.

Porque um figurino representa muito mais que apenas o que se vê, ele auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades. Porque dançar é para a vida!
por Jeviane Dubois @psicopedagodanca

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× Como posso te ajudar?