6 motivos para colocar seu filho ou sua filha no ballet
O ballet não é apenas uma dancinha. É uma atividade física completa que traz diversos benefícios para o corpo, em todas as idades, principalmente na infância. Vamos apresentar pra você neste artigo os principais pontos positivos do ballet infantil. Alertamos que vai ser difícil não querer inscrever o seu filho ou a sua filha em uma escola de dança depois desse post. 🙂
Benefícios do ballet infantil
O ballet clássico é uma arte que surgiu no século XV, portanto, tem tradição, profissionais da área e é respeitado mundialmente. Ao longo do tempo, foi ganhando popularidade, não apenas por sua beleza, mas também pelos benefícios.
O ballet infantil pode ser um importante aliado no desenvolvimento, por isso, tem sido cada vez mais procurado para as crianças. É considerada uma atividade democrática, que ajuda a aprimorar habilidades e promover a saúde de forma interdisciplinar. Listamos seis áreas nas quais o ballet infantil traz benefícios:
1) Criatividade
O ballet infantil é permeado por um universo lúdico que envolve música, dança, histórias, cores, figurinos. A criança recebe diversos estímulos durante a atividade e é convidada a soltar a sua imaginação durante as aulas.
2) Convivência
A socialização é parte fundamental no ballet. Ele pode até parecer uma atividade individual, mas não é. Durante as aulas, a criança vai conviver com professores e colegas, além de participar de atividades em grupo que estimulam o trabalho em equipe.
3) Disciplina
Não tem como falar em ballet sem mencionar a disciplina. Por ser uma arte completa e ter as suas normas de vestimenta, postura, estrutura de aula, o ballet estimula a disciplina desde a infância por meio do cumprimento das regras e desenvolvimento da responsabilidade.
4) Psicomotricidade
Por ser uma atividade completa que estimula diferentes sentidos, o ballet auxilia as crianças no desenvolvimento motor, trabalha o tônus muscular e ajuda a criar a consciência espacial e corporal. Além do aspecto físico, a arte estimula as áreas cognitiva e emocional da criança, ampliando a sensibilidade e a capacidade de expressão.
5) Promoção da saúde e bem-estar
O ballet é uma atividade muito prazerosa e divertida, mas também tem foco direto no aspecto físico. Por isso ele é indicado por especialistas inclusive como prevenção ou tratamento de doenças ortopédicas, respiratórias e motoras. Por exemplo, o ballet auxilia na correção de problemas posturais, ajuda a aliviar sintomas respiratórios como a asma e atua no fortalecimento de tendões e músculos.
6) Autoestima e felicidade
E claro que no ballet infantil, um dos objetivos principais é ver as pequenas bailarinas e pequenos bailarinos sorrindo! O ballet, por envolver a dança e outros aspectos artísticos, tem a capacidade de criar um ambiente alegre que promove a autoestima das crianças.
Sim, parece muita coisa, mas a arte realmente tem esse potencial de trabalhar com os indivíduos de forma integral. 😉 E aí, já está procurando uma escola de ballet para o seu filho ou sua filha?
Por onde começo?
Para colocar o seu filho ou sua filha em uma escola de ballet, o primeiro passo é procurar os estabelecimentos que existem na sua cidade ou região. Aqui vão algumas dicas no momento de escolher uma escola ou estúdio de dança:
1) Vá pessoalmente até o local para descobrir se o ambiente também lhe agrada;
2) Converse com os professores e pergunte sobre suas experiências e formações;
3) Fique a par das regras desta escola, da linha de trabalho que ela segue e do que ela acredita;
4) Pesquise sobre a história dessa escola ou estúdio de dança;
5) Se possível, assista apresentações desse grupo.
Depois que você escolheu a escola e matriculou o seu filho ou sua filha, o próximo passo é adquirir o uniforme de ballet! E isso não é algo irrelevante, o uniforme é muito importante para a boa prática da atividade.
Lembrando que na Ballare você encontra tudo o que precisa para os pequenos e pequenas poderem dançar, se divertir e aprender muito com o ballet!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.