Por que a dança é importante para as crianças?
Muito mais do que um passatempo ou diversão, a dança é uma grande aliada no desenvolvimento da criança, desde os primeiros anos de vida.
A dança está entre as formas de expressão dos seres humanos desde a antiguidade. Hoje, com toda a evolução, ela é utilizada também como um instrumento pedagógico, terapêutico e de vivência artística.
Para além dos estímulos motores, a dança também aguça outros sentidos como a audição, por meio da música, o tato e a visão. Sendo assim, durante a aula de dança são desenvolvidas muitas habilidades e adquiridos diversos benefícios como:
• Coordenação motora:
Com a dança a criança terá mais consciência sobre seu corpo e sobre o espaço, isso irá ajudá-la a conseguir mais precisão nos movimentos do dia a dia, um benefício para o resto da vida.
• Estímulo cerebral:
Pensa o cérebro recebendo vários estímulos ao mesmo tempo: o movimento, a música, a memória, a atenção, o contato… Tudo isso é ativado quando a criança está dançando, trabalhando diversas áreas do cérebro de forma simultânea.
• Corpo saudável:
A dança é uma atividade física que trabalha a postura, fortalece a musculatura e fornece todos os benefícios de uma vida ativa, conferindo às crianças um crescimento cheio de saúde!
• Formação cultural:
Todo o estilo de dança tem uma história, tem características regionais e carrega a cultura de um povo. Ao ter o contato com a dança, a criança também vai ter acesso a esses conhecimentos, enriquecendo o seu repertório cultural.
• Desinibição:
Como uma forma de expressão, a dança auxilia até mesmo as crianças mais tímidas a se desinibirem. A coletividade e o caráter democrático que permite a cada um se expressar do seu jeito faz com que a criança se sinta mais à vontade. Além disso, os momentos de apresentação oportunizam a experiência de “enfrentar” o público, fazendo com que a criança adquira desenvoltura, o que poderá trazer diversos benefícios para o futuro, na vida pessoal e profissional.
• Criatividade:
Durante as aulas de dança os pequenos bailarinos são convidados a criar personagens, mundos e histórias o que ajuda a tornar a imaginação muito mais fértil.
Ou seja, os benefícios da dança durante a infância são inúmeros. Que tal oportunizar essa experiência para o seu filho ou sua filha? Fica a nossa dica: criança que dança é mais feliz!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.