A Dança na Alfabetização
Nas aulas de dança são desenvolvidas habilidades extremamente importantes tanto para o processo de alfabetização, e desenvolvimento de uma boa leitura e escrita, quanto de habilidades matemáticas. E acredite, vai muito além do 5,6,7 e 8.
As experiências vivenciadas pelo corpo são retidas pelo cérebro 🧠 como aprendizagem, e registradas na memória. Quando precisamos destes conceitos ou pré requisitos, antes de estabelecer um longo caminho para uma nova aprendizagem, o cérebro busca na memória o que já foi vivenciado e consegue transpor para situações fora do corpo, generalizando a aprendizagem, facilitando assim a retenção de novas aprendizagens.
Para os processos de alfabetização, e desenvolvimento de leitura e escrita, habilidades como ritmo, análise síntese e percepção de semelhanças e diferenças são fundamentais. O ritmo desenvolvido nas aulas de dança, dá fluência tanto a leitura quanto a prática motora e cognitiva escrita, entendimento da pauta sonora do fonema para transcrição do grafema. Análise síntese é enxergar o todo e as suas partes, para montar palavras, frases e textos, e utilizamos esse mesmo processo de todo e partes nos passos, exercícios e coreografias na dança. Nos Port de Bras, poses, e posições de braços na dança trabalhamos a percepção de semelhanças e diferenças, necessária para o entendimento das letras “p” e “q” por exemplo, além de classificação e seriação que não habilidades matemáticas.
Relação espacial, necessária para se colocar no espaço, mesmo princípio dos planos cartesianos. Hipotenusa, através dos exercícios de diagonal, conceitos de um lado e outro, em cima embaixo, são amplamente desenvolvidos, e importantes para a montagem das operações e do raciocínio lógico matemático.
Os benefícios das aulas de dança vão muito além do que os olhos podem ver, são investimentos para a vida escolar, cotidiana e profissional! Porque dançar é para a vida!
Texto by @psicopedagodanca
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.