Ballare lança série de vídeos que homenageia três mães e mestras da dança gaúcha

Ballare lança série de vídeos que homenageia três mães e mestras da dança gaúcha

O mês de maio é dedicado às mães e, tradicionalmente, é tempo para homenagear elas que geram e dedicam a vida aos filhos. Para marcar a data, a Ballare Malhas lançou a série de vídeos “Mães da Dança Gaúcha”, para reverenciar três grandes mestras da dança no Estado – Lenita Ruschel, Marion Dullius e Vera Bublitz – que conciliam a missão materna com o empreendedorismo na área.

Além de contar a história dessas três mulheres, referências no ensino da Dança no Rio Grande do Sul, a mini série documental aborda como o amor pela dança passou de geração em geração, chagando aos filhos e netos que seguem administrando as escolas. O material foi lançado no domingo de Dia das Mães, 09 de maio, e está disponível no canal do YouTube da Ballare (www.youtube.com/channel/UCin8NJnSd-Oxp3-NWpkcS5g)

A produção, roteiro, direção, gravação e edição dos vídeos são de Fernando Muniz, diretor da MOOV.art que é uma produtora de vídeos especializada em dança. A sensibilidade na condução dos entrevistados resultou em três vídeos dinâmicos e emocionantes, com média de 11 minutos, cujo roteiro permeia pelo início da trajetória das personagens até como conheceram, se apaixonaram e se dedicam à dança.

Lenita Ruschel – a família no caminho da dança

Aos seis anos de idade, Lenita Ruschel tinha uma vizinha que tocava piano para que ela pudesse dançar ballet. Esse primeiro contato com a arte evoluiu, até que a pequena bailarina que assistia aulas de professores de ballet escondida dos pais cresceu e começou a dar aulas em casa. Ao completar a formação no método Royal Academy of Dance – utilizado na escola até hoje – Lenita focou na carreira como professora de ballet e viu a sua escola, o Ballet Lenita Ruschel, crescer e ganhar cada vez mais alunos.

A dedicação e amor pela arte foram transmitidos às filhas Déborah, Helena e Sílvia que acompanharam a mãe na rotina da escola desde pequenas. Atualmente, as irmãs seguem administrando e ministrando aulas no Ballet Lenita Ruschel. “Eu vivo a dança através delas e tenho muito orgulho disso. Espero que elas também curtam a dança como eu curti a vida inteira. Isso é importante, esse sentimento de amor por aquilo que a gente está fazendo”, destaca Lenita.

Marion Dullius – de mãe para filha

Foi no Teatro Municipal no Rio de Janeiro, aos oito anos de idade, que Marion Dullius se apaixonou pela dança. Quando assistiu a apresentação, ela entendeu que era o caminho que queria seguir. Após passar pelo mundo da Ginástica Artística, Marion optou pelo ballet ainda jovem e começou a dar aulas em casa: “Naquela época, as mulheres não eram muito empreendedoras, mas eu pensei: ‘sou capaz, vou ensinar, vou tentar’. E fui com tudo”, salienta Marion.

Quando a escola estava no auge, Marion ficou grávida de Fabiane, mas continuou dançando e dando aulas até o final da gestação. Desde muito pequena, Fabiane acompanhou a mãe nas aulas, ensaios, e nos espetáculos. Na adolescência, de forma espontânea, começou a dar aulas na escola da mãe. Mais tarde, após a formação em Educação Física e com o aval de Marion, Fabiane assumiu a direção da Dullius Dance, que há 54 anos contribui com o ensino da dança no Estado. “Não existe coisa mais linda do que ter uma filha que consegue manter o sonho de levar adiante essa escola”, afirma Marion.

Vera Bublitz – três gerações de dedicação à dança

Em Florianópolis aos seis anos, Vera Bublitz teve as primeiras lições de ballet com uma professora russa. Após o casamento aos 16 anos, Vera veio morar no Rio Grande do Sul, na cidade de Ibirubá. Quando se mudou para Cruz Alta, começou a dar aulas de ballet e fundou o Ballet Vera Bublitz em 1964. Ela fez formações em Buenos Aires (Argentina), no Teatro Colón, com mestres de diversas nacionalidades e renome, depois apostou na carreira como professora.
Quando teve a filha Carlla, Vera a levava desde pequena para acompanhá-la nas aulas. Com o incentivo, a opção de Carlla pelo ballet foi espontânea e após se tornar mãe de Patrick, o amor pela dança ganhou a terceira geração, com o neto também se dedicando ao Ballet Vera Bublitz. “O sentimento de ver minha filha e meu neto abraçando tudo isso, transformando, melhorando e abrindo outras portas é enriquecedor e uma grande alegria”, conta Vera.

Acesse os vídeos aqui:

Lenita Ruschel: https://www.youtube.com/watch?v=L052h_uvLnM&t=3s

Marion Dullius: https://www.youtube.com/watch?v=pkvf8a5LvEI

Vera Bublitz: https://www.youtube.com/watch?v=42V-izJEJ2E&t=15s

Share this post

Deixe um comentário