Escola de dança: 3 passos para potencializar os resultados do seu negócio

3 passos para melhorar os resultados de uma escola de ballet

Escola de dança: 3 passos para potencializar os resultados do seu negócio

Gerenciar o próprio negócio é, sem dúvidas, uma tarefa desafiadora. Quando pensamos em empreendedores que precisam desenvolvê-la em conjunto com as tarefas da vida pessoal, além das atividades burocráticas internas, a proporção do desafio aumenta exponencialmente e fica difícil investir o tempo e dedicação necessários para o crescimento do negócio.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudar você, dona de uma escola de dança, que quer alavancar os resultados do seu espaço e ainda assim ter tempo de qualidade para se dedicar à sua vida e família. Vamos lá?

Antes de qualquer coisa é necessário que você estabeleça um plano de negócios. Estruture bem qual é o propósito da sua escola, quais objetivos você quer alcançar, quais seus recursos para isso e as estratégias que serão criadas para alcançá-los.

Para fazer isso existem diversos métodos que podem ser utilizados, o segredo está em encontrar o que melhor se adapta à sua realidade.

Além disso, tenha em mente que para administrar uma escola de dança é necessário ter metas claras e possíveis de serem alcançadas. Sonhar alto com certeza é importante, mas é preciso dar um passo de cada vez. Comece aos poucos, trilhando metas reais, para no futuro conseguir alcançar grandes voos.

Na Ballare temos a oportunidade de conhecer e trabalhar com diversos profissionais, donos de escolas de dança. E acredite: sabemos que, apesar das dificuldades, se você souber trilhar o caminho com calma e na direção certa, logo será mais uma escola que defende com sucesso essa arte milenar.

Por onde você pode começar a potencializar o negócio? Vamos conhecer alguns pontos chaves:

 

Organização é a chave do negócio

Nossa primeira dica é que você invista na organização da sua escola de dança. Alinhada ao plano de negócios, a organização será fundamental para que você consiga administrar sua empresa sem precisar deixar sua vida pessoal de lado. É na organização das tarefas, planos, horários, apresentações, etc., que você encontrará sua liberdade para passar mais tempo com quem ama e, ao mesmo tempo, conquistar grandes resultados ao lado da sua equipe. Você já pensou em utilizar um site para organização das tarefas? Aqui a gente sempre indica o Monday, o Trello ou ainda o Asana.

Gestão de professores e horários

Assim como na dança, gerir um negócio é um processo que se faz em conjunto. A apresentação até pode ser solo, mas, para que isso aconteça, muitas pessoas precisam se envolver antes do grande espetáculo, não é mesmo? Então, uma escola de dança parte do mesmo princípio. Tudo deve ser coreografado!

Por isso, crie uma rede de profissionais capacitados, nos quais você confia e que também estejam alinhados com os propósitos da sua escola. Ter uma equipe qualificada e que deseja construir ao seu lado a reputação do seu negócio fará toda a diferença nos resultados.

Desenvolva com frequência o espírito artístico de todos os profissionais que estão ao seu lado. É importante que você tenha em mente que o alinhamento com os profissionais que trabalham com você será essencial para que a equipe seja unida e transpareça confiança aos pais e alunos. Capacitações e treinamentos podem ser interessantes para que você consiga atingir isso.

Além disso, lembre-se do que falamos sobre a organização ser a chave para o sucesso do seu negócio. Crie cronogramas, tabela de horários das aulas e demais atividades para que todos os funcionários estejam cientes e, claro, os pais dos seus alunos também. Isso poupará desgastes com atrasos, ou então em ter que entrar em contato com as famílias para relembrar a programação da escola.

De preferência, estabeleça horários fixos que somente serão alterados em casos muito específicos, porque isso também criará hábitos na sua equipe e nos seus alunos.

Gestão financeira

O planejamento de um negócio envolve diversas questões, dentre elas a parte financeira. Por isso é necessário que na organização da sua escola de dança você também reflita sobre esse aspecto.

O básico para começar esse gerenciamento é fazer a cada período de tempo (semanal, mensal, semestral, etc.) a relação de entrada e saída dos valores da sua escola. Um ponto quase óbvio, mas que não pode de forma alguma ser negligenciado. Lembre-se que é por meio desse planejamento que você conseguirá se organizar financeiramente para aumentar os negócios e alcançar seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.

Além disso, estabeleça metas e trace planos financeiros para alcançar esses objetivos. Dessa forma você conseguirá avaliar qual valor será necessário reservar, e por qual período de tempo, para alcançar as metas estabelecidas.

Outra dica que sugerimos é que você procure sempre observar o custo benefício dos investimentos que precisarão ser feitos para sua escola de ballet. Às vezes economizar nem sempre é a melhor solução. Para que você crie uma reputação e seja reconhecida pelo seu trabalho, talvez seja necessário investir em produtos mais caros, mas que por sua vez tenham mais qualidade, como por exemplo as roupas de ballet, os uniformes, figurinos, etc.

 

Invista na comunicação da sua escola

Sabe aquele velho ditado que diz: “quem não é visto, não é lembrado”? Isso é a mais pura verdade. Um relatório publicado em 2021 pela We Are Social em parceria com a Hootsuit apontou que nós, brasileiros, passamos em média 3 horas e 42 minutos por dia conectados em nossas redes sociais. Então, imagine o quanto você pode crescer ao colocar o seu negócio no radar dos internautas.

As redes sociais já fazem parte do dia-a-dia das pessoas e sua escola pode (e deve!) desenvolver uma forma única e singular de conversar com o seu público. Como você quer que seu negócio seja lembrado? De que forma você quer fazer isso? Em que você quer ser referência? Essas são algumas das perguntas que você deve responder para ter um ponto de partida para a produção dos seus conteúdos online.

Acredite, a presença digital pode fazer milagres pela sua escola. Para que isso aconteça, você precisa estar atenta, principalmente, às seguintes questões…

No que sua escola acredita?

Criar uma conta nas redes sociais é um ponto importante. Postar conteúdos também. No entanto, crie uma estratégia para isso. Pense de que forma você pode transmitir a essência do seu negócio em cada post.

De que forma você pode falar com o seu público? Que tipo de conteúdo ele deseja receber? Como ele prefere consumir esse material? Como a sua escola pode ajudá-lo? Lembre-se sempre de destacar o que a sua escola difere (no método, no espaço físico, nos professores?). Esses são direcionamentos que sempre percebemos nas escolas mais reconhecidas no mercado nacional.

Identidade visual

Outro ponto fundamental para que você seja lembrado, pelos internautas e possíveis alunos, é criar uma identidade visual única e marcante. Pense em um logotipo que faça sentido com a história e propósitos do seu negócio, defina as cores que serão aplicadas, o tom de voz que você utilizará com o público e por aí vai.

Tudo isso servirá para que você deixe sua marca no mundo da dança e crie uma reputação cada vez mais ascendente. Assim, quando as pessoas pensarem em escolas de ballet, lembrarão do seu negócio.

A identidade visual vale tanto para o online quanto para o offline. Por isso, invista em . Há uma infinidade de possibilidades que farão com que seus alunos e professores realizem uma divulgação espontânea do seu negócio. Isso não pode faltar para uma escola de sucesso!

Crie seu próprio uniforme e gere uma experiência aos alunos

Os resultados da sua escola de dança também dependem, e muito, da satisfação dos seus alunos. Por isso é fundamental que você crie em toda escola uma experiência artística, onde todos alunos e professores sintam-se parte de um grupo maior, de uma causa acima do próprio corpo e da dança em si.

Em nosso dia a dia aqui na Ballare nós percebemos que isso muda tudo! É por isso que a gente trabalha para o Brasil inteiro com a venda de uniformes. Porque dá resultado!

Para isso, você pode começar disponibilizando uniformes, criados com base na sua identidade visual, que farão toda a diferença para quem se aproximar da sua escola.

A necessidade de se sentir pertencente a um determinado grupo social faz parte da existência humana, sendo inclusive pauta de pesquisas na área da psicologia, como é o caso da Teoria do Vínculo, de Pichón Rivière, por exemplo.

Quando falamos em crianças, essa necessidade se torna ainda maior. Então invista em uniformes de qualidade: eles geram no aluno uma sensação de transformação a partir da essência da arte. Para que essa técnica funcione é inevitável você fazer isso o quanto antes. Isso traz muito resultado para o seu negócio.

 

 

Construir a reputação da sua escola de dança, como você provavelmente já sabe, é um caminho trilhado aos poucos. Potencializar os resultados do seu negócio parte do mesmo princípio. Então, tenha paciência, e estude os passos que indicamos neste artigo para garantir os resultados que deseja.

Conte com a Ballare para encontrar a sua alma na dança.

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