Implemente a aula temática no ballet baby e encante as suas alunas!

Imagem com o escrito "Implemente aula temática no ballet baby e encante as suas alunas!". Imagem de uma turma de crianças com a professora.

Implemente a aula temática no ballet baby e encante as suas alunas!

Ser professora de ballet baby é uma grande alegria, mas é também uma responsabilidade enorme. Um dos principais desafios é cativar as crianças durante toda a aula, fazendo com que elas mantenham o foco nas atividades. Para conseguir chamar a atenção das pequeninas, um dos recursos que vem sendo cada vez mais utilizado no ballet baby é a aula temática.

Esse método busca aliar a técnica do ballet adequada à faixa etária da turma com elementos lúdicos para que as crianças aprendam brincando. A ideia é que a professora escolha um tema que vai guiar a aula, ou uma sequência de aulas, e crie atividades que combinem o ensino da técnica do ballet, os materiais e uma historinha relacionada ao tema.

Essa combinação de elementos ajuda a tornar as aulas encantadoras além de estimular a criatividade das crianças em um ambiente propício para isso!

A professora de ballet baby e infantil, criadora do método CriartDança, Bianca Paola, destaca os benefícios da utilização da aula temática para todos os envolvidos:

“A escolha de um tema para aulas de ballet e dança infantil beneficia tanto o professor quanto os alunos. Para o professor, a aula temática é mais um instrumento de ensino, pois através dela e dos personagens que fazem parte da história, o professor elabora e estrutura com mais facilidade os conteúdos que devem ser aplicados. Para os alunos o tema é uma ferramenta de aprendizado; a história e os personagens levam as crianças para um mundo da imaginação. Elas se identificam com os personagens, visualizam cenas e situações, se conectam emocionalmente e desenvolvem a empatia. A partir desta percepção muitas habilidades motoras e cognitivas são estimuladas e as crianças aprendem com mais facilidade”.

Confira alguns caminhos sugeridos pela profe. Bianca para criar uma aula temática encantadora:

1. O tema deve estar alinhado com a faixa etária da turma;

2. Para que o aluno fique atento à história, o ideal, é utilizar recursos pedagógicos que representem os personagens como, fantoches e figuras;

3. Os personagens devem ter uma representação infantil, para que as crianças se identifiquem.

4. As propostas pedagógicas devem ser planejadas com clareza e objetivos específicos para cada turma.

5. A playlist escolhida para o tema deverá combinar com a história, faixa etária e personagens.

Aula Temática com Lare Ballare

Você sabia que a Ballare, juntamente com a professora Bianca do CriartDança, criou uma aula temática super divertida da Lare Ballare? Todo o material está disponível de forma gratuita para que os professores possam utilizar com as suas turminhas!

Livro PDF (acesse aqui): livro de história da Lare a bailarina da Ballare que foi criada dentro da fábrica da Ballare, com a ajuda da magia das fadinhas. Uma história cativante com ilustrações exclusivas e bem coloridas que ajudam a aguçar a imaginação das pequeninas.

Vídeo com aula temática (assista aqui): vídeo com dicas de atividades para aula de ballet baby baseadas na história da Lare Ballare. As atividades foram criadas pela professora de ballet Bianca Paola da CriartDança.

Playlist (links disponíveis na descrição do vídeo): sugestões de músicas para serem utilizadas durante as atividades da aula temática.

Transforme a sua aula em um momento lúdico e divertido para as pequenas bailarinas com a Lare Ballare! Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar este post com as professoras que precisam começar a colocar em prática as aulas temáticas de ballet.

Share this post

Deixe um comentário