Conheça a história da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

História da Escola Bolshoi no Brasil

Conheça a história da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Em algum momento da vida, todo o bailarino e toda a bailarina vai ouvir falar da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, mais conhecida como Escola Bolshoi ou simplesmente Bolshoi. Neste ano, em 15 de março a escola completa 24 anos de arte e educação em solo brasileiro. Durante sua existência, a instituição formou centenas de bailarinos e bailarinas, e muitos deles seguem suas carreiras na dança no País e também no exterior.

Neste post, vamos contar um pouquinho a história do Ballet Bolshoi no Brasil e falar sobre a Coleção Bolshoi by Ballare que se encerra este ano.

História da Escola Bolshoi no Brasil  

A Escola Bolshoi no Brasil é a única filial fora da Rússia da renomada companhia de ballet clássico. A implantação da escola na cidade catarinense Joinville começou em 1995, quando o então diretor artístico do Teatro Bolshoi, Alexander Bogatyrev, idealizou um projeto que reproduzia as mesmas características da Escola Coreográfica de Moscou. O objetivo de Bogatyrev era que outras nações tivessem oportunidade de conhecer a metodologia aplicada na Rússia, muita reconhecida pela excelência técnica e artística de seus bailarinos.

Em 1996 a Cia. do Teatro Bolshoi realizou uma turnê no Brasil e Joinville foi incluída no roteiro. O espetáculo ocorreu durante o 14º Festival de Dança de Joinville. Os russos ficaram impressionados com a receptividade do público e a afinidade da cidade com a dança. Depois dessa experiência, o russo Bogatyrev esboçou propostas para montar uma unidade da Escola no país, contemplando questões como a aplicação da metodologia, seleção de professores e alunos, estrutura física necessária.

Em 1998 o idealizador Bogatyrev faleceu, mas como o seu projeto estava concluído ele foi levado adiante. A proposta foi apresentada para prefeitos e diretores de instituições de ensino do Brasil. O prefeito de Joinville na época, Luiz Henrique da Silveira, comprometeu-se em colocá-la em prática. No dia 20 de julho de 1999, na abertura do 17º Festival de Dança de Joinville, Alla Mikhalchenko, primeira bailarina do Teatro Bolshoi, assinou o protocolo de intenções com o prefeito. Entre os fatores decisivos para a escolha de Joinville estava a profunda ligação da cidade com a dança, em função de seu tradicional festival. Além disso, o então prefeito empenhou-se pessoalmente nos processos institucionais entre o Brasil e a Rússia e disponibilizou uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados no Centreventos Cau Hansen, para instalação da sede, onde está atualmente.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada no norte de Santa Catarina, na cidade de Joinville, teve sua inauguração no dia 15 de março de 2000, e foi marcada pela presença do diretor do Teatro Bolshoi Vladimir Vasiliev, o prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira, além de autoridades, artistas e comunidade.

Sobre a Escola Bolshoi

Um dos fatores mais interessantes é que a Escola Bolshoi é 100% gratuita e concede diversos benefícios durante toda a formação pessoal, profissional e artística dos seus alunos. Ela destaca, assim, o seu compromisso social, abrindo a possibilidade para jovens do Brasil inteiro, de diversas realidades, para ingressarem na instituição e iniciarem seus estudos na dança.

O curso completo tem oito anos de duração e, além da dança, os alunos também recebem formação em outras áreas como música e teatro. A Seleção Nacional para o ingresso de novos bailarinos acontece todos os anos. Ela é direcionada para crianças de 8 a 11 anos que não precisam ter conhecimento em dança. Outra modalidade de ingresso é a Chamada Especial, direcionada a jovens de 12 a 17 anos.

Coleção Bolshoi by Ballare

Por ser uma instituição admirada por muitas pessoas e uma marca de excelência, a Escola Bolshoi criou a sua linha de produtos e souveniers. Em 2021, após um ano da presença da Ballare em Joinville com loja física, foi firmada uma parceria entre a empresa e a Escola Bolshoi para a criação de novos produtos. Foi assim que nasceu a Coleção Bolshoi by Ballare. Em três anos foram desenvolvidos collants, saias, camisetas, shorts, coletes e diversos souveniers com a marca Bolshoi. Foram 3 anos de muitas e criações e zelo por essa coleção pensada para quem ama a dança e admira a Escola do Teatro Ballet Bolshoi no Brasil.

Como todo o espetáculo chega ao fim e as cortinas se fecham para dar lugar a outra apresentação, assim também irá ocorrer com a Coleção Bolshoi by Ballare que, neste ano será encerrada. Novos itens não serão produzidos. E para o Gran Finale, preparamos uma surpresa para vocês que são fãs da Escola Bolshoi: uma live shop com queima de estoque da coleção! São diversos itens e TODOS estarão com 60% de desconto somente durante a live.

Então dia 12 de março de 2024, às 19h30, você que é fã do Bolshoi tem encontro marcado no perfil do Instagram da Ballare (@ballareoficial) para a aproveitar e garantir os itens Bolshoi durante a live shop! Esperamos você!

 

Fonte: https://www.escolabolshoi.com.br/institucional

Share this post

Deixe um comentário